• Serviço de Neurocirurgia

Como o Bloqueio Peridural Caudal pode te ajudar no controle de sua Dor

As doenças da Coluna Lombar são muito frequentes. Com o passar do tempo, diversos processos patológicos podem interagir, resultando em compressão de diversas raízes lombares.

Neste processo, chamado de estenose lombar degenerativa, os principais causadores são:

- Doença discal;

- Artrose das articulações facetárias;

- Espessamento do ligamento amarelo.

O resultado final é a ocorrência de diversas raízes lombares comprimdas ("apertadas"), gerando um quadro clínico de "CLAUDICAÇÃO NEUROGÊNICA".

O QUE É A CLAUDICAÇÃO NEUROGÊNICA?

As raízes neurais enviam sinalização para os musculores efetores do movimento. Quando estas raízes estão realizando sua função (comandar os musculos), elas gastam mais energia e desta forma, elas passam a receber mais sangue da circulação sistêmica (e assim ficam ingurgitadas). Este ingurgitamento destas raízes leva a aumento da espessura delas. Quando estas raízes já estão comprimidas de forma subcrítica, durante o ingurgitamento ocorre a compressão destas raízes (pode ser dentro do canal medular no caso de estenose do canal lombar, ou pode ser nos forames de conjugação, nos casos de estenose foraminal). Desta forma, o paciente inicia um quadro de dor e fraqueza nas pernas após iniciar uma caminhada. Isto nós chamamos de Claudicação neurogênica.

O QUE FAZER EM PACIENTES COM ESTENOSE LOMBAR E CONSEQUENTE CLAUDICAÇÃO NEUROGÊNICA?

Nestes casos, a conduta mais apropriada é a cirurgia de descompressão de nervos e raízes. A depender da causa da compressão, pode-se realizar microdiscectomias, laminectomias, facetectomias, flavectomias (retirada do ligamento amarelo), entre outros procedimentos.

E O QUE ISTO TEM A VER COM O BLOQUEIO PERIDURAL CAUDAL?

O bloqueio peridural caudal é uma excelente alternativa para tratamento desta situação. A estenose lombar geralmente acomete pacientes idosos e com diversas comorbidades. Muitas vezes, estes pacientes não tolerariam cirurgias invasivas da coluna, com anestesia geral e perda sanguínea. Com o bloqueio peridural caudal, o médico pode proporcionar uma melhora importante da qualidade de vida sem o risco de uma cirurgia na coluna.

Observe a foto abaixo. Através de uma agulha inserida via Hiato Sacral, um anestésico associado a um corticóide é injetado e "banha"as raízes lombares baixas. Isto proporciona alívio importante da dor, com risco muito baixo.

Bloqueio peridural caudal

Desta forma, com este bloqueio da coluna lombar, consegue-se proporcionar qualidade de vida com um risco muito baixo de complicações. Deve-se evitar o abuso desta técnica, pois apesar da melhora da dor, as raízes lombares continuam comprimidas. Desta forma, quando é possível, prefere-se a realização de descompressão cirúrgica das raízes.

Você conhece alguém que sobre de muitas dores da coluna lombar e pernas e não apresenta condições de cirurgia devido a idade ou comorbidades?

Pode ser que o bloqueio caudal peridural seja apropriado e consiga melhorar a qualidade de vida dela.

Se precisar de nossos serviços de Neurocirurgia e Clínica da Dor, por favor, entre em contato através do email drthiagorodrigues.com.

0 views0 comments