Dor após lesão do plexo braquial

Esse texto foi produzido por Dr Thiago Rodrigues - CRM 140571 - RQE 59016.

     O plexo braquial é um conjunto de estruturas nervosas responsáveis pela sensibilidade e motricidade de todo o membro superior. Apesar de estar situado em planos profundo do corpo, ele se torna vulnerável a lesões do tipo tração e avulsão. Atualmente, a lesão do plexo braquial é um verdadeiro problema de saúde pública, pois trata-se de afecção muito comum após queda de motocicleta.

Como ocorre a lesão mais comum do plexo braquial?

     A lesão mais comum do plexo braquial ocorre por queda de motocicleta com o impacto da queda esticando o pescoço / cabeça em relação ao ombro. Este mecanismo de trauma pode romper as estruturas nervosas que compõem o plexo braquial, podendo inclusive avulsionar as raízes nervosas que ligam o plexo braquial a medula cervical

O que os pacientes com lesão do plexo braquial apresentam?

     Muitas vezes os pacientes com lesão grave do plexo braquial ficam com o braço totalmente sem função, não conseguindo movimentá-lo. Além disso, o braço imóvel e sem função geralmente apresenta um quadro de dor muito importante, gerando sofrimento intenso ao paciente. 

Existe alguma maneira de tratar a dor após a lesão do plexo braquial?

     Sim. A dor após a lesão do plexo braquial pode ser composta por diferentes motivos. O braço imóvel gera um peso importante, tracionando os músculos cervicais e gerando dor do tipo miofascial nesta região. Além disso, nos pacientes que tem avulsão completa das raízes do plexo braquial, ocorre dor importante do tipo neuropática, sentida principalmente na extremidade do membro superior (nas mãos). O tratamento deve ser direcionado para todos os componentes do quadro doloroso. 

Quais procedimentos cirúrgicos podem ser empregados para a dor após a lesão do plexo braquial?

     Após a realização de estratégicas básicas para enfrentamento do quadro doloroso, nos casos de ocorrência de dor neuropática refratária com avulsão de raízes nervosas, pode ser realizado um procedimento na medula cervical chamado de tratotomia de Lissauer (lesão da zona de entrada da raiz dorsal). Este procedimento costuma funcionar bem, melhorando a dor na maioria dos casos.

Consultório Vila Clementino - Rua Botucatu 591, Sala 42 | CEP 04023-060

Consultório Tatuapé - Rua Catiguá 159, Sala 1018 | CEP 03065-030

Dr Thiago Rodrigues | CRM 140571 | RQE 59016

Neurocirurgia e Clínica de Dor

Screen Shot 2021-02-04 at 15.47.40.png
011 975725770  (mensagens Whatsapp)
011 41117587 (tel fixo do consultório)
Screen Shot 2021-02-04 at 15.47.40.png